cirurgia de mandíbula e maxilar

Cirurgia de maxilar e mandíbula: saiba mais

A cirurgia de mandíbula e maxilar é um procedimento que tem como objetivo a correção das imperfeições faciais relacionadas aos posicionamentos inadequados dos maxilares. Os maxilares são os ossos que contém os dentes superiores e inferiores e são denominados, respectivamente, maxila e mandíbula.

O procedimento se destina tanto na área estética como para correções de disfuncionalidades na região. Entre os resultados esperados da cirurgia de mandíbula e maxilar estão uma melhor funcional (mastigação, fonação, dicção, respiração, etc.) e uma estética facial mais adequada. Para cogiar algum tipo de procedimento o primeiro passo é buscar um profissional especializado para uma avaliação.

O diagnostico das deformidades é realizado, principalmente, através do exame clinico, onde é possível detectar desarmonias e desequilíbrios entre as estruturas faciais. Os exames de imagens têm papel importante como coadjuvantes ao diagnostico clínico. Radiografias e tomografias são rotineiramente solicitadas e auxiliam na determinação da escolha da melhor cirurgia para cada caso especificamente.

Procedimento deve ser realizado em hospital

A cirurgia de mandíbula e maxilar deve ser realizado em unidade hospitalar, sob anestesia geral. o preparo é feito de forma convencional para estes tipos de procedimentos. O paciente deverá permanecer internado por um período entre 24 a 48 horas, dependendo da complexidade.

Vantagens do procedimento

  • O procedimento cirúrgico é realizado por dentro da boca, não havendo necessidade de cortes externos através da pele;
  • Algumas deformidades leves podem ser tratadas apenas com o uso do aparelho ortodôntico;
  • Os riscos da cirurgia são poucos e diminuem substancialmente com a maior experiência adquirida pelo cirurgião;
  • A cirurgia de mandíbula e maxilar é extremamente segura e previsível.

O fator genético é um item importante relacionado com uma possível deformidade e certas tendências já poderão ser notadas com a chegada da primeira dentição na infância. Nestes casos a deformidade é conhecida como congênita. Os traumatismos faciais e os fatores ambientais poderão levar a certas deformidades que também poderão requerer cirurgia. Nestes casos são classificados como deformidades adquiridas. Portanto, quem busca esta intervenção para melhorar sua qualidade de vida deve buscar profissionais e estabelecimentos de saúde confiáveis e experientes nesta área.


Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia de mandíbula e maxilar:


Principais cidades e regiões do Brasil onde a Consulta Ideal atende cirurgia de mandíbula e maxilar: