cirurgia dentaria maxilar

Cirurgia dentaria maxilar: saiba os benefícios

Muitas pessoas têm pavor só de ouvir falar na necessidade de realizar algum tipo de procedimento odontológico, mesmo os mais simples. Entretanto para alguns pacientes trata-se de uma necessidade para poderem ter mais qualidade de vida. Um aliado neste sentido é a cirurgia dentaria maxilar. Todos os casos em que for diagnosticada alguma deformidade óssea que inviabilize o tratamento ortodôntico convencional pode ser solucionado com a cirurgia.

O objetivo da cirurgia é permitir melhorar a função mastigatória, respiratória e articular, além de corrigir o posicionamento dos maxilares, permitindo o equilíbrio facial. Pode ser realizada após o pico de crescimento, que ocorre na puberdade ou na menarca, porém é mais comum realizar o procedimento após os 16 anos. Confira alguns detalhes importantes sobre este tipo de intervenção.
  • O procedimento cirúrgico deve ser realizado em ambiente hospitalar;
  • Dependendo da complexidade a intervenção varia entre duas e cinco horas;
  • Quem passa pela cirurgia pode procurar um fonoaudiólogo para acelerar a recuperação da fala;
  • A cirurgia também pode melhorar a respiração do paciente.

Recuperação e tratamento após a cirurgia

A recuperação do paciente vai depender do tipo de cirurgia. Porém não é comum a queixa de dor. O edema normalmente permanece na primeira semana e regride rapidamente até a terceira semana. Os pacientes não precisam ficar internados ou mesmo de cama em casa, mas apenas precisam evitar esforço físico, exposição excessiva ao sol, contato com animais nas 3 primeiras semanas. O retorno às atividades normais costuma ocorrer em três semanas após a intervenção da cirurgia dentaria maxilar.

O paciente nunca deixa de comer, mesmo por que, atualmente, a imobilização dos dentes não ocorre com freqüência. A alimentação após a cirurgia é líquida ou pastosa na primeira semana, aumentando a consistência nas semanas seguintes até o retorno à alimentação normal após 40 dias. Por este motivo é comum que algumas pessoas após a realização da cirurgia dentária maxilar enfrentem uma queda no peso, mas que administrada em parceria com o especialista, não representará maiores problemas.

Fatores para escolher o local da cirurgia

Para a pessoa que necessita de cirurgia dentaria maxilar depois da avaliação inicial o ideal é procurar uma equipe profissional com experiência no ramo e especialidade no procedimento. A localização e infraestrutura da clínica vai pesar no momento do orçamento. O cliente deve verificar se algum plano de saúde cobre este tipo de cirurgia.


Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia dentaria maxilar:


Principais cidades e regiões do Brasil onde a Consulta Ideal atende cirurgia dentaria maxilar: