Bucomaxilo cirurgia: saiba mais
O serviço de bucomaxilo cirurgia atua em diversas patologias que podem acometer a face: Deformidades faciais; Distúrbios da articulação temporomandibular (ATM); Extração de dentes inclusos sob anestesia geral e tumores benignos da face. O objetivo principal da cirurgia é a boa função e a proteção dos tecidos envolvidos, mantendo os princípios de harmonia facial. Como existia a discrepância óssea, a correção trará um benefício estético como conseqüência e não como objetivo principal.
Quando existem alterações esqueléticas mais severas entre maxila e mandíbula, só o tratamento não é capaz de promover uma perfeita encaixe dos dentes, a qual possibilitará uma boa distribuição das cargas mastigatórias, protegendo dentes e ATM (articulação têmporomandibular), favorecendo uma boa função mastigatória, de fonação e conseqüentemente de estética. Aí entra a bucomaxilo cirurgia.
Bucomaxilo cirurgia etapa inicial
Na maioria dos casos, os pacientes apresentam desalinhamento de dentes e/ou inclinações de dentes erradas. Como a cirurgia visa corrigir a discrepância esquelética, a correção dos dentes só é conquistada pela ortodontia, ou seja, a cirurgia não corrige os desalinhamentos dentários, os quais até interferem no bom resultado final. O ideal é que os dentes estejam bem alinhados para favorecer o encaixe correto no momento da cirurgia. Em geral, exames laboratoriais preliminares são necessários para averiguar o estado de saúde do paciente que será submetido à internação hospitalar e anestesia geral. Revise algumas etapas importantes do procedimento.
- Avaliação do especialista é fundamental para traçar a estratégia de tratamento;
- Este prazo pode variar entre seis e 24 meses antes da cirurgia;
- O paciente deve escolher um profissional experiente;
- O procedimento não é indicado para menores de 17 anos.
Pós operatório
O período de internação após a bucomaxilo cirurgia varia em geral de 12 a 24 horas dependendo do tipo de cirurgia. Após a alta hospitalar, o paciente vai para casa, devendo permanecer em repouso cerca de 15 dias. O paciente vai seguir uma dieta mais fria e líquida nos primeiros dias, progredindo para dieta morna e pastosa. Deverá fazer uma boa higiene oral com escovas macias, e líquidos especiais que serão prescritos pelo cirurgião, assim como medicações que prevenirão infecções e dor.