Cirurgia atm e suas utilidades para o paciente
A articulação temporomandibular (ATM) permite o abrir e o fechar da boca e fica próxima ao ouvido. Quando os elementos estão em harmonia, a ATM opera suavemente; em caso de alguma desarmonia, porém, o paciente começa a apresentar sintomas desagradáveis, que podem impedir o desempenho de funções como mastigar e falar. Por este motivo a cirurgia atm é um caminho seguro para solucionar uma série de problemas na região. No entanto o primeiro passa é consultar com o especialista para um diagnóstico preciso e o início do tratamento correto.
Problemas que a cirurgia atm pode solucionar e os indícios anteriores
- Dificuldade para abrir a boca ao acordar;
- Dores nos maxilares e no osso da bochecha;
- Cansaço ou dor ao mastigar;
- Dores ou zumbidos nos ouvidos;
- Dores de cabeça;
- Dores atrás dos olhos;
- Alterações na mordida;
- Ruídos como estalos ou cliques ao abrir e fechar a boca;
- Deslocamento da mandíbula ao abrir a boca;
- Incapacidade de mover a mandíbula para frente e para os lados;
- Dores ao palpar os músculos da face.
O tratamento poderá ser simples, o que compreende autocuidado, fisioterapia e terapia com placas relaxantes; ou complexo, com abordagem cirúrgica. A presença de um ou mais desses sintomas pode indicar disfunção das ATMs. O diagnóstico e a conduta correta apenas poderão ser executados pelo seu cirurgião bucomaxilofacial, que investigará a origem dos sintomas e seu histórico familiar, além de realizar um detalhado exame físico e avaliar a necessidade de exames complementares.
Tipos de cirurgia atm e a recuperação
Basicamente existem quatro tipos de cirurgia atm: Artrocentese, Artroscopia, Artroplastia, e Cirurgia ortognática. o resultado positivo do procedimento cirúrgico é a fisioterapia, que irá restaurar e manter a amplitude de movimentos da mandíbula e das ATMs. Um fonoaudiólogo também pode auxilar no processo.
O paciente deverá evitar situações estressantes, evitar alimentos rígidos e pegajosos e manter-se fiel ao programa de recuperação. Após a cirurgia, haverá inchaço e desconforto nas primeiras 48 horas que irão cessar gradativamente nas três semanas seguintes. Em caso de anestesia geral, poderá haver náuseas e vômitos e o processo de recuperação demorar um pouco mais.