Saiba mais sobre cirurgia atm maxilar
A articulação temporomandibular (ATM) é a “junta” da mandíbula com o crânio, que pode ser apalpada logo à frente do ouvido. Essa articulação é responsável por permitir todos os movimentos da mandíbula e seu funcionamento se relaciona com vários sistemas do corpo como o mastigatório, o fonoarticulatório (da fala), o respiratório, o sistema postural e o vestíbulo coclear (que controla o equilíbrio e a audição). Quando uma doença acomete essa articulação, qualquer desses sistemas podem entrar em colapso, produzindo uma série de sinais e sintomas. Em muitos casos a solução é a cirurgia atm maxilar.
Cirurgia atm maxilar: sinais e sintomas de problemas
- Cefaléia crônica;
- Dor na face;
- Dor ou dificuldade de mastigar;
- Dor cervical e nos ombros;
- Limitação da abertura da boca;
- Luxação e subluxação mandíbula;
- problemas oclusais (alteração no encaixe dos dentes);
- Bruxismo;
- Alterações da postura;
- Vertigem;
- Otalgia (dor de ouvido);
- Zumbido.
A Cirurgia ATM maxilar pode ter diferentes origens. desde infecciosa, traumática, autoimune, dentária e neoplástica. Portanto, para tratar uma disfunção da ATM, é preciso pensar primeiro no estudo da doença responsável pela disfunção. Para cada tipo existe uma forma apropriada de abordagem.
Investigando a origem para cirurgia atm maxilar
No caso do problema ser origem infecciosa significa que o problema causou danos nos componentes da ATM. No caso do trauma o problema se deve devido as lesões na estrutura da ATM provocada por um traumatismo direto. Quando o diagnóstico é de um problema autoimune tem ligação, por exemplo, com a a artrite reumatóide. Quando se fala em origem dentária a causa é uma interferência no trajeto ideal de fechamento da mandíbula provocado por uma restauração. Por fim a neoplasia significa a presença de um tumor.
Independente do motivo quando se decide pela intervenção de cirurgia atm maxilar espera-se que haja algum desconforto e inchaço nos primeiros dias posteriores. Podem ocorrer também zumbido e dor nos ouvidos, além de desalinhamento da mordida. Pode ser exigido o uso de uma placa oclusal e indicada uma dieta suave por algumas semanas. A chave para o resultado positivo do procedimento cirúrgico é seguir as recomendações médicas rigorosamente, que irá restaurar e manter a amplitude de movimentos da mandíbula e das ATMs.