Quando fazer cirurgia buco facial
Um dos muitos benefícios da ortodontia moderna é a possibilidade de cirurgias para correção de traumas, lesões, doenças e formações indevidas que comprometem a região inferior do rosto. A cirurgia buco facial é um desses procedimentos que ajuda a devolver a qualidade do sorriso dos pacientes que sofrem com algum tipo de anormalidade.
Mas antes mesmo de detectar a necessidade desse tipo de cirurgia, o dentista irá realizar procedimentos essenciais para a saúde bucal, afinal é ele quem vai determinar se o paciente realmente precisa passar por intervenção e qual a melhor estratégia para um trabalho bem sucedido.
Cirurgia buco facial e o procedimento
A intervenção por meio da cirurgia buco facial visa no tratamento da correção de traumatismos e lesões que a pessoa sofreu em algum momento se sua vida, ou mesmo outras má-formações na estrutura óssea que comprometem a aparência do paciente. Sendo assim, a cirurgia buco facial pode corrigir problemas como:
- Disfunção temporomandibular - DTM;
- Apneia do sono;
- Alterações fisiológicas patológicas.
Para o diagnóstico, o cirurgião-dentista irá submeter o paciente a uma bateria de exames para identificar quaisquer anomalias que apresente e então avaliar se a cirurgia buco facial é realmente a mais adequada para seu quadro. O especialista então montará uma espécie de plano de ação, para assegurar a precisão do procedimento cirúrgico e garantir a satisfação nos resultados finais. Outro aspecto importante, é que toda operação é feita pela parte interna da boca, o que não ocasiona marcas ou cicatrizes no rosto.
Recomendações
Este tipo de intervenção tem risco relativamente alto para o paciente, por isso demanda a habilidade de um profissional especializado. O especialista precisa garantir a saúde e o conforto do paciente durante todo o tratamento. Por ser um ação mais invasiva, e portanto de maior risco a saúde do paciente, esse tipo de operação não é indicada para casos de desalinhamento dos dentes nos quais o uso de aparelho ortodôntico corrige a arcada sem grandes complicações, ainda, o uso do aparelho fixo antes da cirurgia ajuda no resultado final, ajudando na melhora da aparência estético do paciente pós operação.