Cirurgia buco maxilo: vantagens para o paciente
A Cirurgia Buco Maxilo é a especialidade da área de Odontologia que trata dos defeitos de nascença, traumatismos, anormalidades do crescimento crânio-facial, tumores, deformidades estéticas da boca, dentes, maxilar e face. Pacientes que apresentam problemas, como dores faciais ou de ATM (Articulação Temporo-Mandibular), os pacientes que sofrem de apnéia obstrutiva do sono e ronco, dentes retidos que não nasceram e a má posição entre os maxilares, também das vítimas de acidentes que sofreram traumas faciais, através de cirurgias reconstrutivas dos maxilares e implantes dentários, bem como pacientes com tumores e cistos dos maxilares, melhorando as condições funcionais e estéticas de toda a área maxilo-mandibular e seus anexos.
O objetivo principal da cirurgia buco maxilo é a boa função e a proteção dos tecidos envolvidos, respeitando os princípios de harmonia facial. Com a discrepância óssea, a correção sempre trará um benefício estético como conseqüência e não como objetivo principal, que é a promoção da saúde.
Cirurgia buco maxilo exige preparação anterior
Em geral, exames laboratoriais preliminares são necessários para averiguar o estado de saúde geral do paciente que será submetido à internação hospitalar e anestesia geral. Toda a cirurgia foi planejada previamente em modelos de estudo, onde guias cirúrgicas foram confeccionadas para serem instaladas no momento da cirurgia, reproduzindo com segurança os objetivos traçados pelo cirurgião em seu estudo do caso. Toda a cirurgia é efetuada por dentro da boca, não havendo nenhuma cicatriz externa na face.
Na recuperação da cirurgia buco maxilo o paciente vai seguir uma dieta mais fria e líquida nos primeiros dias, progredindo para dieta morna e pastosa. Deverá fazer uma boa higiene oral com escovas macias, e líquidos especiais que serão prescritos pelo cirurgião, assim como medicações que prevenirão infecções e dor. Após a alta hospitalar, o paciente vai para casa, devendo permanecer em repouso cerca de 15 dias.
Saiba mais sobre o pós operatório
- Normalmente não ocorre dor.
- apenas desconforto devido ao edema (inchaço) pós operatório, o qual será maior ou menor, dependendo do tipo de cirurgia e do próprio paciente;
- Hematomas pós-operatórios também podem ocorrer;
- porém ambos após 15 dias já estão bem diminuídos;
- e após 30 dias bastante normalizados.
Sensação de anestesia nas regiões operadas são comuns e normalizam-se após alguns meses. Existem casos onde técnicas de laserterapia e/ou acupuntura podem acelerar o processo de normalização. Mas este incômodo sem dúvida não é nada para a pessoa que agora sai com rosto renovado para o resto de vida.