Cirurgia bucomaxilofacial: quando fazer
A cirurgia bucomaxilofacial é uma especialidade da odontologia que trata as doenças da cavidade oral e seus anexos, tais como: traumatismos e deformidades faciais (congênitos ou adquiridos), traumas e deformidades dos maxilares, envolvendo a região compreendida entre o osso hióide e a parede anterior do seio frontal de baixo para cima, e do tragus à pirâmide nasal, de trás para diante.
Para quem acredita que precisa passar pela intervenção em cirurgia bucomaxilofacial o primeiro passo é buscar um profissional de confiança para realizar a avaliação e diagnosticar se o caso realmente demanda a intervenção. O paciente deve ter consciência de que este processo pode levar até um ano desde o início do tratamento. Por isso escolher uma clínica ou hospital credenciado, com profissionais certificados também é muito importante por parte do paciente, que deve ter como foco a qualidade e não o serviço mais barato.
Cirurgia bucomaxilofacial: recomendações
A cirurgia bucomaxilofacial é de âmbito ambulatorial ou hospitalar. Nos ambulatórios ou consultórios são exercidas cirurgias menores, na sua grande maioria sob anestesia local, onde são, por exemplo, removidos dentes inclusos, pequenos tumores benignos, cistos, lesões periapicais, implantes dentários e cirurgias para adaptações protéticas, entre outras. As cirurgias de grande porte são realizadas sob anestesia geral em ambiente hospitalar e demandam mais cuidados. São elas:
- Cirurgias de grandes tumores;
- Fraturas faciais;
- Cirurgias ortognáticas.
Dentre as doenças, existem os tumores, os cistos nos maxilares, as manifestações associadas a doenças sistêmicas como AIDS, tuberculose e sífilis, entre outras. As deformidades faciais são compreendidas desde as sequelas de doenças, como o câncer, até distúrbios de desenvolvimento (como as síndromes) ou alterações do desenvolvimento, como o prognatismo (aumento dos maxilares) e micrognatismo (diminuição dos maxilares), ou a combinação delas.
Cuidados no pós operatório
Após a realização da cirurgia bucomaxilofacial o paciente passará por uma série de cuidados especiais para que o sucesso da intervenção ocorra em sua totalidade. O especialista vai recomendar uma dieta nas primeiras semanas que deve ser seguida. Descanso também é fundamental, por isso respeite o afastamento recomendado do trabalho bem como de atividades físicas pelo tempo decidido pelo profissional.