Saiba mais sobre cirurgia da mandíbula inferior
A cirurgia da mandíbula interior é um procedimento necessário para corrigir e reposicionar os ossos da mandíbula e por consequência, o posicionamento dentário de pacientes que apresentam diferentes graus de assimetria na região. Geralmente, os fatores que desencadeiam anomalias do crescimento ósseo na região têm causas genéticas, e quando são acentuadas, acabam causando a desarmonia na estrutura do maxilar. Como se trata de um problema originado nos ossos, a sua correção precisa ir além do tratamento com aparelhos ortodônticos.
Um dos primeiros pré-requisitos desta cirurgia é fácil de entender. Apenas o especialista no ramo poderá dizer se o paciente realmente precisa passar pela intervenção. Em caso positivo, o profissional vai avaliar os dentes que sofrem inclinações compensatórias com a finalidade de mascarar o defeito ósseo. Dessa forma, a primeira medida que se torna imperativa é o emprego de medidas que visam a remover esta camuflagem dentária que o organismo realizou. Aí que entra a cirurgia da mandíbula inferior.
Principais complicações
- Deficiência na Mastigação: esta falta proporciona uma grande diminuição do potencial mastigatório;
- Problemas no Sistema Digestivo: o bolo alimentar vai para o estômago e intestino em condições inadequadas;
- Dores Musculares: os músculos que estão inseridos nestes ossos também sofrem danos;
- Dores de Cabeça: a principal consequência desta má posição da articulação da mandíbula são as dores de cabeça;
- Perda dos Dentes: inflamações gengivais e perdas ósseas aparecem com consequências destas inclinações;
- Defeito Estético: inflamações gengivais e perdas ósseas aparecem com consequências destas inclinações.
Cirurgia da mandíbula inferior: recuperação
A cirurgia ortognática também requer alguns cuidados especiais durante o período pós-operatório. Além de medicação específica, a recuperação total do paciente também envolve repouso, cuidados com a alimentação, fisioterapia e fonoaudiologia. O médico irá recomendar dieta por algumas semanas. Por isso o paciente pode ter perda de peso momentânea. Além disso deve respeitar o afastamento do trabalho prescrito após a cirurgia da mandíbula inferior.
Em alguns casos de cirurgia da mandíbula inferior, também pode ser necessário que o paciente finalize o processo com a ajuda de tratamentos ortodônticos e outros procedimentos como implantes dentários e outros tratamentos estéticos. O resultado final é notável e trará melhorias perceptíveis para o seu rosto e sorriso.