Saiba tudo sobre cirurgia maxilar
A cirurgia maxilar é inevitável quando um paciente precisa recuperar a mobilidade do maxilar ou da mandíbula. Muitas vezes, o que pode apenas se parecer como um pequeno incômodo é algo mais sério e que pode comprometer a sua saúde, por isso é imprescindível procurar um dentista de confiança assim que os primeiros sintomas surgirem.
Os movimentos que fazemos enquanto mastigamos, mordemos ou falamos só são possíveis graças aos músculos que possuímos na face. Quando algum deles está comprometido, ou alguma articulação não está na sua forma correta, notamos pequenas dificuldades, como abrir a boca e até mesmo ao mastigar. Essas pequenas dificuldades podem se agravar e causar grandes impactos físicos.
Cuide da sua saúde bucal
Evitar problemas bucais que levam o paciente à ter que realizar a cirurgia maxilar é simples, a não ser que ela seja necessária devido à problemas de formação. Os dentistas recomendam que os pacientes façam visitas periódicas a cada seis meses, porém é imprescindível procurar um profissional caso note algo de diferente. Para garantir a saúde bucal plena é preciso ter hábitos simples como:
- Escovar os dentes, no mínimo três vezes ao dia;
- Passar o fio dental após as refeições;
- Escovar a língua.
Doenças bucais e articulares
Algumas doenças podem colaborar para que a cirurgia maxilar seja necessária. Alguns problemas podem comprometer a saúde bucal e fazer com que o paciente tenha que realizar uma cirurgia maxilar. As cáries quando não são tratar, podem evoluir para doenças periodontais e assim chegar às camadas mais profundas do dente, ultrapassando a polpa. Esse tipo de inconveniência é facilmente evitada com uma boa higiene bucal. Entretanto, algumas pessoas possuem o que chamamos de mordida cruzada, que nada mais é que quando os dentes superiores não encostam nos inferiores e isso faz com que as articulações do maxilar tentem compensar esse distanciamento através de um afrouxamento.
Algumas doenças periodontais também podem levar à cirurgia maxilar, elas são causadas pela evolução da gengivite. A gengivite, por sua vez é causada pela má higienização dos dentes, o que pode ser facilmente resolvido com novos hábitos. A inflamação dos ossos da mandíbula, faz muitas vezes o paciente sentir dor e por isso, pode ser necessário uma cirurgia maxilar para remover os ossos comprometidos. O ato de ranger e apertar os dentes, pode fazer com que o paciente sofra à cada movimento dos músculos da face. O bruxismo é um doença que possui tratamento, mas é preciso ficar atento aos primeiros sintomas, para que ela não avance.