Saiba mais sobre a cirurgia maxilo facial
A cirurgia maxilo facial é necessária quando o paciente possui algum incomodo ou até mesmo quando há uma assimetria facial. Para muitas pessoas, esse tipo de procedimento pode fazer com que seja também uma melhora na estética, mas ainda assim não pode ser considerada uma cirurgia plástica.
Alguns pacientes possuem problemas ligados à articulação temporomandibular (ATM) e por isso buscam um profissional para solucionar o problema. No entanto, há alguns sintomas que também podem indicar a necessidade de procurar um dentista. Confira abaixo:
- Sensibilidade à temperaturas extremas;
- Dores ao abrir e fechar a boca;
- Ranger os dentes durante a noite.
Conheça outros problemas ligado à ATM
Esses sintomas podem indicar algum problema na ATM, mas há problemas mais sérios que fazem com que a cirurgia maxilo facial seja necessária, como por exemplo:
- Bruxismo;
- Artrose na articulação temporomandibular;
- Osteomielite;
- Mordida aberta;
- Mordida cruzada.
Quando o paciente apresenta mordida aberta ou cruzada, a articulação temporomandibular faz uma espécie de afrouxamento, para compensar o distanciamento dos dentes, esse processo pode causar um incomodo, porém esses sintomas irão se agravar somente com o tempo. Caso note algum dos sintomas já citados é indicado procurar um profissional de confiança, para uma avaliação geral da boca.
Cuide da sua saúde bucal
A cavidade oral é a porta de entrada de diversos tipos de bactérias e por isso, é fundamental garantir que a higienização dos dentes e da língua estão em dia. Os dentistas recomendam que todos os pacientes, independente de realizarem a cirurgia maxilo facial, devem escovar os dentes três vezes ao dia, no mínimo, também devem escovar a língua e passar o fio dental.
Simples hábitos de higiene garantem uma saúde bucal plena e evitam complicações. Alguns problemas bucais podem levar o paciente à morte, isso acontece porquê algumas bactérias são tão potentes que chegam ao músculo cardíaco e o danificam, fazendo com que trabalhe menos e ocasione a morte do indivíduo. Para que o dentista acompanhe o tratamento antes e após a cirurgia maxilo facial, é preciso que o paciente faça visitas regulares, sendo recomendada a cada seis meses.