Saiba tudo sobre a cirurgia oral maxilofacial
Muitos pacientes procuram o dentista para realizar a cirurgia oral maxilofacial. No entanto, é importante lembrar que existe um longo caminho até o paciente chegar na cirurgia. Para realiza-la é necessário exames e, muitas vezes, ter feito um tratamento ortodôntico anterior. Alguns pacientes podem realizar a cirurgia caso tenham:
- Mordida cruzada;
- Desgaste na ATM;
- Artrose na ATM;
- Retração da gengiva;
- Assimetria facial.
Embora esse tipo de cirurgia contribua na melhora da face, ela não deve ser encarada como uma cirurgia plástica. Além de melhorar a qualidade de vida do paciente, esse tipo de procedimento também melhora a auto estima e a sociabilidade do indivíduo.
Tenha bons hábitos de higiene
Por ser um procedimento invasivo, é importante que o paciente tenha ciência que todos os cuidados devem ser tomados para garantir uma saúde bucal plena, mesmo que não tenha a necessidade de realizar a cirurgia oral maxilofacial. Muitos buscam um dentista depois de notar um problema, mas os profissionais recomendam ir ao dentista, pelo menos, duas vezes ao ano, para que problemas simples não evoluam.
A saúde bucal é tão importante quanto a saúde geral do corpo, pois é através da cavidade oral que entram os microorganismos que podem nos fazer adoecer, algumas baterias podem ser tão letais que levam até a morte, pois se instalam no coração e comprometem a integridade do músculo cardíaco. Outras doenças e problemas na dentição podem comprometer a socialização do indivíduo, como o mau hálito, que pode ser facilmente solucionado com uma boa higienização e com visitas regulares ao dentista.
Busque os melhores profissionais
Para realizar a cirurgia oral maxilofacial é necessário realizar exames, mas antes é importante se consultar com um profissional de confiança, pois somente ele poderá fazer o diagnostico corretamente e indicar ou não a necessidade de um procedimento cirúrgico.
Além disso, é importante garantir que os dentes estejam sempre higienizados corretamente. Os dentistas recomendam que os pacientes escovem, pelo menos, três vezes ao dia, além de passar o fio dental e também escovar a língua. Uma boca bem higienizada, dificilmente terá problemas ligados à caries ou gengivite, garantindo assim uma saúde bucal plena.