Entenda melhor a cirurgia ortognatica
A cirurgia ortognatica é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo corrigir o posicionamento do maxilar do paciente, para que não haja desgaste na articulação temporomandibular, conhecida também como ATM. Essa articulação é responsável pelos movimentos de abertura e fechamento de boca.
O procedimento por mais que melhore a estética do indivíduo, não deve ser considerado uma cirurgia plástica. Lembrando que a cirurgia é a etapa final de um longo processo, que pode evolver um tratamento ortodôntico anterior e exames laboratoriais. Ao reposicionar o maxilar, a cirurgia ortognatica permite que o paciente tenha uma melhora a sua respiração, mastigação e autoestima.
Confira abaixo alguns sintomas que podem indicar a necessidade de se realizar uma cirurgia ortognatica:
- Assimetria facial;
- Dor de cabeça ou enxaquecas frequentes;
- Dificuldade para falar;
- Dificuldade em mastigar:
- Sensibilidade nos dentes.
Fique atento às prescrições do seu cirurgião
Como toda cirurgia existem certos cuidados que devem ser respeitados para que não haja nenhuma intercorrência. Por isso, é importante seguir todas as instruções do seu cirurgião e ficar atento à qualquer sintoma. Confira abaixo as principais indicações que os médicos passam para os pacientes que realizaram a cirurgia ortognatica, no geral elas são as mesmas de qualquer outro tipo de procedimento:
- Não exposto ao sol;
- Não consumir alimentos quentes e duros.
- Dar preferencia para os líquidos e frios;
- Escovar os dentes, língua e usar o fio dental normalmente, porém não deve fazer bochechos;
- Não realizar atividades físicas;
- Não consumir álcool e cigarro;
- Tomar os remédios corretamente e qualquer dúvida procurar o mesmo profissional.
Cuidados além da cirurgia ortognatica
Quem não deseja ter um sorriso bonito e sem problemas? A cirurgia além dos benefícios que possui evita outros problemas, por exemplo, artrite e desgaste na ATM e retração gengival. Mesmo quem não necessita da cirurgia ortognatica deve seguir a recomendação dos dentistas: escovar os dentes, língua, usar o fio dental diariamente e fazer visitar regulares onde o profissional realizará uma limpeza profissional e avaliará a sua saúde bucal de modo geral. Muitos pacientes não sabem, mas ao realizar essa simples rotina, estará se prevenindo de problemas como cárie, gengivite, periodontite e o mau hálito.