Entenda tudo sobre cirurgia ortognatica avanço de maxila
A cirurgia ortognatica avanço de maxila é mais do que uma cirurgia que visa melhorar a estética do paciente. Este procedimento tem como objetivo melhorar a funcionalidade do maxilar e mais do que isso, muitas vezes, essa cirurgia faz com que o paciente possa voltar a falar, mastigar e movimentar a articulação sem medo. Muitos pacientes que possuem alguma disfunção na articulação temporomandibular (ATM) se queixam de dores, pequenos incômodos e isso faz com que a sua saúde também seja prejudicada.
Fique atento aos sintomas
Mais que um procedimento estético, a cirurgia ortognatica avanço de maxila é um procedimento que não pode ser encarado como uma cirurgia plástica, mesmo que ela melhore a fisionomia do paciente, pois seu real objetivo é promover a qualidade de vida e devolver a mobilidade de um articulação importante. Existem muitos sintomas que podem indicar a necessidade de se realizar a cirurgia, entre eles estão:
- Dor de cabeça;
- Enxaqueca frequente;
- Dor ou dificuldade em abrir e fechar a boca;
- Sensibilidades à temperaturas extremas;
- Apertar ou ranger os dentes, principalmente durante a noite.
Os sintomas citados a cima podem ser um forte indicio de que a cirurgia ortognatica avanço de maxila, será necessária, porém é importante se consultar com um profissional de confiança para uma avaliação correta. Além de avaliar a ATM, o dentista analisará toda a saúde bucal do indivíduo, ou seja, caso haja a necessidade de realizar outros procedimentos clínicos, o profissional orientará da melhor forma o que deve ser feito.
Fique em dia com a sua saúde bucal
Muitas pessoas têm medo de se consultar com um odontologista, porém este medo tende à sumir quando se consultar com o profissional se torna um hábito. Os dentistas recomendam que todos os pacientes, independente de ter que realizar a cirurgia ortognatica avanço de maxila ou não, façam visitas regulares e ainda mais, tenham bons hábitos de higiene.
Simples problemas podem ser evitados quando se está em dia com a saúde bucal. Recomenda-se escovar os dentes, pelo menos, três vezes ao dia, além de passar o fio dental e escovar a língua. O uso do fio dental é imprescindível, pois ele remove restos de alimentos que ficam em locais que a escova de dente não alcança.