Entenda tudo sobre cirurgia ortognatica maxilar inferior
Alguns pacientes precisam realizar a cirurgia ortognatica maxilar inferior, pois possuem algum tipo de problema ligado à esta articulação. Inicialmente, o problema pode surgir com um sintoma simples e quando ignorado, poderá evoluir até chegar ao ponto de realizar um procedimento invasivo, assim como a cirurgia.
É importante lembrar que este tipo de cirurgia, só pode ser recomendado por um profissional especializado. Caso sinta algum dos sintomas descritos a seguir, busque o quanto antes, se consultar com um dentista de confiança. Confira abaixo os sintomas que podem indicar a necessidade de realizar uma cirurgia:
- Dor de cabeça ou enxaqueca;
- Sensibilidade ao ingerir alimentos quentes ou muito frios;
- Assimetria facial;
- Mordida aberta;
- Mordida cruzada.
Nos casos em que o paciente possui uma medida aberta ou cruzada, a articulação temporomandibular ou a ATM, faz uma compensação em realçado à este espaço, pois quando os dentes não se encontram, a articulação se afrouxa para melhorar o seu movimento. Este afrouxamento, a longo prazo, faz com que o indivíduo comece a sentir dores.
Problemas bucais que prejudicam
Algumas doenças fazem com que os pacientes tenham que realizar a cirurgia ortognatica maxilar inferior, por exemplo, a artrose da ATM, bruxismo, osteomielite, periodontite e até mesmo uma cárie não tratada pode levar o paciente a ter que realizar o procedimento. Fique atento à todos os sinais que o seu corpo dá, principalmente os relacionados à saúde bucal. Existem bactérias que entram pela boca, que podem fazer com que o músculo cardíaco do paciente seja comprometido, pois elas são tão potentes que chegam ao coração. Outros problemas bucais podem ser facilmente evitados com uma boa higienização dos dentes, a hálitos é um deles.
Evite dor de cabeça
Os dentistas recomendam que os pacientes façam vistas regulares, pelo menos, duas vezes ao ano, também orientam que os pacientes devem escovar os dentes três vezes ao dia, passar o fio dental e escovar a língua. No entanto, muitas pessoas não seguem essas orientações básicas e por este motivo, muitas pessoas além de terem que realizar a cirurgia ortognatica maxilar inferior, também precisam de realizar outros procedimentos.