Saiba tudo sobre cirurgia para consertar os dentes
Alguns pacientes buscam o dentista para fazer uma cirurgia para consertar os dente. Entretanto, é fundamental lembrar que para chegar à cirurgia existe um caminho a se percorrer e normalmente é preciso realizar um tratamento ortodôntico e exames laboratoriais. Os pacientes que possuem indicação de cirurgia são os que possuem:
- Desarmonia facial;
- Retração gengival;
- Desgaste na ATM (articulação temporomandibular);
- Mordida cruzada;
- Artrose na ATM.
Mesmo sendo uma cirurgia que melhora a estética do paciente, ela não pode ser considerada uma cirurgia plástica, pois o seu objetivo real é melhorar a qualidade de vida e proporcionar o bem estar do indivíduo, pois ela melhora a sua autoestima e, consequentemente as suas relações interpessoais.
Cuide da sua saúde bucal
A cirurgia para consertar os dentes é um procedimento invasivo e todos os cuidados devem ser tomados, para que não haja nenhum problema no pós-cirúrgico. Os médicos, normalmente indicam uma série de cuidados que se deve ter após a cirurgia para consertar os dentes, entre eles está a ingestão de alimentos frios e líquidos, não realizar esforço físico e outros.
Entretanto, quando não há a necessidade de realizar um procedimento cirúrgico é importante que o paciente tenha bons hábitos, por exemplo, escovar os dentes três vezes ao dia, no mínimo. Os profissionais recomendam, também que todos passem fio dental após as refeições, pois assim os resíduos de alimentos entre os dentes, serão removidos.
Busque profissionais de confiança
É importante lembrar também, que os pacientes devem realizar consultas a cada seis meses, independente se for realizar a cirurgia para consertar os dentes ou não, pois somente assim será possível evitar que problemas simples se agravem, como a artrose da ATM, por exemplo. Alguns casos podem ser identificados rapidamente e assim, o paciente terá um diagnostico precoce e poderá decidir junto com o seu dentista, qual o melhor tratamento para o problema.
A saúde bucal é tão importante quanto a saúde geral, mas os pacientes só procuram um dentista quando sentem algo incomodando, este tipo de pensamento pode comprometer a sua saúde bucal e leva-lo à perder dentes, por isso é recomendado que procure um dentista mesmo que não tenha sentido um sintoma.