Saiba mais sobre a cirurgia para mordida aberta
Muitas pessoas possuem mordida aberta, essa condição faz com que os dentes superiores não encostem nos inferiores. Esse problema faz com que seja necessário um tratamento ortodôntico, porém algumas situações fazem com que seja necessário realizar a cirurgia para mordida aberta.
Esse tipo de problema não afeta somente a saúde do paciente, além de gerar uma pressão na articulação temporomandibular (ATM), a mordida aberta também tem um grande impacto na autoestima do paciente, pois compromete diretamente a aparência. Mesmo sendo uma cirurgia que melhora a imagem do indivíduo, não pode ser considerada como uma cirurgia plástica. É importante lembrar que esse tipo de procedimento, só é possível realizar após uma avaliação de um dentista de confiança.
Entenda mais sobre a cirurgia para mordida aberta
Alguns problemas também fazem com que seja necessário esse procedimento na ATM, por exemplo:
- Artrose na articulação temporomandibular:
- Bruxismo:
- Osteomielite;
- Mordida cruzada;
- Doenças periodontais avançadas.
Cuide da sua saúde bucal
Se consultar com um dentista deve ser um hábito, porém muitas pessoas só procuram quando há algum problema já instalado, normalmente, uma cárie. Entretanto, os médicos indicam que todos os pacientes, realizando a cirurgia para mordida aberta ou não, devem se consultar, pelo menos, duas vezes ao ano, para que seja realizada uma avaliação e uma limpeza profissional.
Alguns problemas simples, quando não tratados corretamente, podem evoluir e se tornar doenças graves, um exemplo são as cáries, que podem evoluir para uma doença periodontal, que o paciente pode até perder os dentes, comprometendo assim não só a sua saúde bucal, mas a sua saúde geral. Simples hábitos de higiene podem fazer com que as visitas ao dentistas, sejam sempre tranquilas. Escovar os dentes, passar o fio dental e escovar a língua deve ser inserido na rotina diária.
Caso seja necessário realizar a cirurgia para mordida aberta, é importante lembrar que os mesmos cuidados devem ser tomados, principalmente os ligados à higiene bucal. O pós cirúrgico, também requer atenção, normalmente, os cirurgiões indicam uma série de cuidados que devem ser tomados, por exemplo, não ingerir alimentos duros e quentes, preferir os líquidos e frios, além de não ficar exposto ao sol e não se automedicar. Esses cuidados fazem com que o pós-cirúrgico seja tranquilo e sem complicações.