Entenda tudo sobre especialista em cirurgia ortognatica
O especialista em cirurgia ortognatica, tem como objetivo melhorar algum tipo de disfunção que o seu paciente possa ter na sua articulação temporomandibular. Essas disfunções podem ser devido à uma característica, como uma mordida cruzada ou mordida aberta e até mesmo devido à uma sobrecarga de stress, como por exemplo, o bruxismo.
O bruxismo é um problema que não pode ser considerado grave, porém ele deve ser tratado da forma correta, pois assim ele não causará mais danos na articulação. Diversas doenças e problemas podem fazer com que seja necessário uma cirurgia ortognática, em alguns casos a necessidade do procedimento se apresenta em alguns sintomas, como por exemplo:
- Ranger dentes;
- Sensibilidade à temperaturas;
- Enxaquecas frequentes;
- Dor ou incomodo para abrir e fechar a boca.
Fique atento aos sinais
Como dito anteriormente, alguns sintomas indicam a necessidade de se procurar por um especialista em cirurgia ortognatica e por isso não se deve ignorar nenhum sinal. Muitas pessoas acordam com a musculatura do maxilar tensionada e não percebem que isso pode ser o inicio do bruxismo, podem encarar somente como um "dia estressante", porém se persistir é recomendado procurar um profissional de odontologia para que ele avalie o caso corretamente.
A cirurgia de ortognática é feita por um cirurgião especializado. A sua recuperação tem as mesmas indicações que qualquer outro tipo de procedimento. Normalmente, os médicos recomendam que o paciente repouse, evite exposição ao sol, se alimente de comidas liquidas e frias, além de não fazer esforço físico.
Não abra mão da sua saúde bucal
Antes mesmo de procurar por um especialista em cirurgia ortognatica, é indicado que o paciente faça consultas regulares com o dentista, ou seja, é recomendado que a cada seis meses o indivíduo faça uma avaliação geral da sua saúde bucal. Esse tipo de hábito faz com que pequenos problemas nos dentes, não evoluam ao ponto de ter que realizar um procedimento mais invasivo. Além das consultas regulares, os dentistas, explicam que é imprescindível cuidar da higiene bucal, com hábitos simples, por exemplo, escovar os dentes três vezes ao dia, além de passar o fio dental e escovar a língua.